Áreas de Atuação
Recuperação Judicial
O processo de recuperação judicial objetiva salvar uma empresa ou grupo econômico da falência a partir de um plano de reestruturação de débitos com novação de passivos, em um prazo diluído e possível de cumprir. O objetivo da Recuperação é evitar a falência, manter a função social, os empregos e o valor econômico adicionado à sociedade de modo geral, bem como o estímulo à atividade econômica, suspendendo cobranças e parcelando débitos contraídos até o deferimento do pedido.
Consultoria em Reestruturação Financeira (TurnAround)
Atuamos em empresas potencialmente insolventes criando e implementando um conjunto de soluções que possibilitam a recuperação e a estabilidade financeira e operacional da empresa. Nossa atuação baseia-se no diagnóstico para gestão de crises, saneamento financeiro e suporte total para reestruturação e viabilização financeira da organização.
Falências
O pedido de falência da devedora cabe a ela (na autofalência) ou aos credores. É o mercado quem deve decidir se haverá a instauração do concurso de credores, com encerramento da atividade empresarial ou se os credores seguirão individualmente na realização de seus créditos, com preservação da atividade.
Renegociação dos Passivos
Para garantir a saúde financeira da empresa, atuamos no diagnóstico, reestruturação e renegociações junto a instituições financeiras e credores para ajuste de pagamentos ao contexto da empresa, evitando elevados custos financeiros que afogam o fluxo de caixa.
Proteção Patrimonial
O ato de empreender expõe a organização a intercorrências que podem afetar o seu Patrimônio. Com uma abordagem estratégica, de acordo com a legislação vigente, atuamos na implementação de soluções para minimizar riscos e tornar o patrimônio empresarial mais seguro.
Captação de Recursos
A captação de recursos é de extrema importância na busca pela viabilização econômico-financeira de uma empresa. Ocorre em organizações com projetos de expansão, limitações para novos investimentos, ou, empresas em reestruturação e desenvolvimento. Seja qual for a finalidade desenvolvemos planos de captação sob medida para cada negócio junto a agentes privados ou públicos para garantir o capital necessário, nas melhores condições e taxas.
Atração de Investimento
Para atrair novos investimentos a empresa precisa estar preparada. Organizamos e estruturamos a empresa para se posicionar diante de investidores individuais ou fundos de investimentos, como uma oportunidade sólida, segura e vantajosa de investimento.
Consultoria em Gestão Financeira
Através de um conhecimento profundo do mercado de atuação do Cliente, aqui o nosso objetivo é garantir a eficiência na utilização dos recursos financeiros, evitar riscos, aproveitar as melhores oportunidades, melhorar o fluxo de caixa e o capital de giro da empresa.
Dissoluções de Sociedades
A justiça não caminha na mesma velocidade que os negócios. Em casos litígios societários, o interventor judicial se faz necessário para mediar conflitos e outras incumbências específicas de cada lide.
Diagnóstico Empresarial
Diagnóstico completo com a saúde financeira e operacional das organizações.
Orçamento Empresarial
Orçamento comercial; Orçamento de custos; Orçamento de despesas…
Gestão Financeira
Finanças empresariais e seus desdobramentos.
Perícias Prévias em Recuperações Judiciais
Trabalho especializado, realizado antes do deferimento da Recuperação judicial. O perito faz diligências a fim de averiguar a documentação técnica que acompanha a Petição inicial, bem como, diagnóstico das reais condições de funcionamento da requerente, sob o risco de dispender esforço judicial e legal em atividades estéreis, que não justifiquem o esforço imposto aos credores e à sociedade, ou mesmo fraudes.
A empresa ou grupo econômico tem condições reais de prosseguir com a recuperação? Para responder a esta questão, as seguintes situações serão analisadas: Atividade empresarial; documentação; existência de fraudes; incompetência funcional do juízo, dentre outras correlatas.
Embora não previsto expressamente na lei 11.101/05 a necessidade da perícia prévia, o art. 52, caput, prevê que “estando em termos a documentação”, ou seja, além da análise formal dos documentos, o magistrado pode se certificar da “consistência” destes documentos. Além disso, o art. 189 prevê a aplicação do CPC subsidiariamente às RJ. Realce que o juiz de direito não tem formação técnica para analisar os documentos previstos no art. 51 da lei 11.101/05 (demonstrações contábeis, balanço patrimonial, demonstração de resultados, relatório gerencial de fluxo de caixa e projeções). No art. 156 do Código de Processo Civil está previsto que o juiz seja assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico. O art. 481 do CPC realça que o juiz pode, de ofício, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas para esclarecer fato que interesse à decisão da causa, podendo ser assistido por perito.
Para fundamentar a decisão do magistrado é preciso verificar se a empresa em crise está em condições de gerar empregos e renda, produtos, serviços, riquezas e tributos em dia, ou seja, que possui condições de gerar os benefícios pretendidos pela lei. Executamos este trabalho com técnica e celeridade e emitimos laudo/parecer dentro dos 05 dias previstos. Caso não haja viabilidade ou os pressupostos da lei não sejam atendidos, a RJ poderá não prosperar.
- Página Inicial
- Quem Somos
- Atuação
- Blog
- Contato
E-mails
rafaelchiapetti@gmail.com
rafaelchiapetti@rachiapetti.adm.br
Endereço
Rua Palmeiras, 1474 – 2º Piso, Centro
Queda do Iguaçu – PR
Siga-nos nas redes Sociais